Livraria das Histórias

Pesquisar Histórias:

Subscrever...

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Sinopse:
Se a vida fosse um romance, o da Sara certamente não seria um livro de aventuras. Em vinte e oito anos nunca saiu da Suécia e nenhum encontro do destino desarrumou a sua existência. Tímida e insegura, só se sente à vontade na companhia de um bom livro e os seus melhores amigos são as personagens criadas pela imaginação dos escritores, que a fazem viver sonhos, viagens e paixões. Mas tudo muda no dia em que recebe uma carta de uma pequena cidade perdida no meio do Iowa e com um nome estranho: Broken Wheel. A remetente é uma tal Amy, uma americana de 65 anos que lhe envia um livro. E assim começa entre as duas uma correspondência afetuosa e sincera.
Depois de uma intensa troca de cartas e livros, Sara consegue juntar o dinheiro para atravessar o oceano e encontrar a sua queria amiga. No entanto, Amy não está à sua espera, o seu final, infelizmente, veio mais cedo do que o esperado. E enquanto os excêntricos habitantes, de quem Amy tanto lhe tinha falado, tomam conta da assustadora turista (a primeira na história de Broken Wheel), Sara decide retribuir a bondade iniciando-os no prazer da leitura. Porque rapidamente percebe que Broken Wheel precisa de um pouco de aventura, uma dose de auto-ajuda e, talvez, um pouco de romance.
Em suma, esta é uma cidade que precisa de uma livraria. E Sara, que sempre preferiu os livros às pessoas, naquela aldeia de poucas gentes, mas de grande coração, encontrará amizade, amor e emoções para viver: e finalmente será a verdadeira protagonista da sua vida.

Pensem num romance suave, naquela companhia perfeita para passar momentos descontraídos e encontrar sorrisos fáceis. Pensem num livro para apaixonados por livros, para aqueles que tantas vezes desejam ver o seu prazer por um folhear partilhado e encontrarão, em A Livraria dos Finais Felizes, o vosso livro, um livro para os amantes de livros.
Fui comprada com o primeiro olhar, a capa, o título e a sinopse foram em partes iguais responsáveis pela imensa vontade que senti de descobrir esta história e se forem como eu, viciados nestes objectos especiais que nos deixam sempre ansiosos por uma nova aventura, Katarina Bivald compôs a narrativa perfeita para vós.

Numa narrativa encantadora, é-nos apresentada uma mulher que viaja entre continentes para, mais do que alargar os seus horizontes, se descobrir a si mesma extravasando o romance em que sempre se imaginou.
Como promete a sinopse, uma troca de correspondência tradicional e a uma paixão em comum levam Sara à pequena cidade, quase abandonada, de Broken Wheel, só que, uma vez chegada ao local, uma fatalidade espera-a em vez da gentil idosa que com tanto carinho prometia acolhê-la. Disposta a aproveitar, ainda assim, as férias desejadas, Sara acabará por surpreender-se além do imaginado e, na descoberta do próximo, ver que esta comunidade aparentemente tão distante do que conhece poderá ter tanto para oferecer como ela, mesmo sem saber, sempre esteve disposta para oferecer.

Além da temática principal, livros, por si só atractivo suficiente para os entusiastas desta fonte de lazer, as figuras ficcionais desta obra são simplesmente irresistíveis. Singulares, sim, mas principalmente curiosas e repletas de lugares-comuns que criam empatia com o leitor, é fácil sorrir com a dona de um bar feminista e irreverente que foge de afectos, maravilhar-nos com a beata que descobrirá o outro lado do pecado da forma mais improvável ou mesmo gargalharmos com o casal gay que gere um bar onde as mulheres os vêem como a mais ricas das atracções. São muitos, todos diferentes e capazes de complementar Sara na perfeição. No entanto, tenho de admitir, apesar de a protagonista ter qualidades várias, de onde destaco o seu espírito empreendedor, as suas emoções e genuína bondade, foi no seu amor pelos livros que a vi como igual, imaginando-a para lá de personagem – afinal, todas as vidas têm uma boa história para contar.


Grande parte do enredo gira, previsivelmente, em torno de uma livraria e eu, actualmente como livreira, confesso não ter algumas das ilusões narradas. Ainda assim, não perdi a capacidade de sonhar e a livraria da minha vida é o meu lar, o refugiu onde componho e transformo as minhas estantes, onde me sento tantas vezes com amantes de livros chegados e falamos sobre histórias e neste ponto, meus caros, Bivald construiu algo muito bonito. Porque sim, existe um livro para cada leitor e estes podem, com toda a certeza, mudar a vida de alguém com a sua influência na mente de cada um.

Por tudo isto, pelo ritmo do texto encantatório, os seus desenvolvimentos e o tema agradável, esta é efectivamente uma aposta assertiva para quem procura entretenimento e descontracção, para quem procura uma leitura definitivamente feliz sobre o amor e amizade, uma leituras cheia de pontos de encontro nas vidas espelhadas e nos muitos títulos citados que certamente vos irá agradar descobrir.

Uma aposta inesperada da Suma de Letras deliciosa que, quase seguramente, voltarei a reler para recordar o meu amor maior, os livros.

Título: A Livraria dos Finais Felizes
Autora: Katarina Bivald
Género: Romance

Editora: Suma de Letras


0 comentários :

Redes Sociais

*Editorial Presença*

*Editorial Presença*
Passatempo - Até 13/08!

*Suma de Letras*

*Suma de Letras*
Passatempo 1 - Resultado!

*Marcador*

*Marcador*
Passatempo 2 - Resultado!

*Clube do Autor*

*Clube do Autor*
Passatempo 3 - Resultado!

*Penguin Random House*

*Penguin Random House*
Passatempo 4 - Resultado!

*Editorial Presença*

*Editorial Presença*
Passatempo 5 - Resultado!

*Planeta Manuscrito*

*Planeta Manuscrito*
Passatempo 6 - Resultado!

*Penguin Random House*

*Penguin Random House*
Passatempo 7 - Resultado!

2017 Reading Challenge

Elphaba J has read 0 books toward her goal of 50 books.
hide