Livraria das Histórias

Pesquisar Histórias:

Subscrever...

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

sábado, 27 de setembro de 2014

Penafiel, transforma-se de 1 a 5 de Outubro na cidade Lídia Jorge, a homenageada deste ano no Escritaria, o maior festival literário em torno de um escritor de língua portuguesa vivo.

Durante 5 dias, Penafiel será uma cidade “contaminada” com literatura. Serão dezenas os itens espalhados por Penafiel que têm um único objetivo, o de levar qualquer cidadão a descobrir num qualquer local improvável, numa esquina, rua ou viela, nos cafés, fachadas de edifícios e até na estrada, algo que remeta para o universo da Escritora homenageada e da literatura, convidando ainda o transeunte a passear pelas palavra e até a apropriar-se delas e levá-las consigo.



A “contaminação” da Escritaria deste ano faz duas apostas fortes que passam pela arte de rua e pelas artes plásticas, sendo que haverá uma janela aberta para as novas tecnologias, uma vez que existirão itens espalhados pela rua que funcionam tecnologicamente, ou seja remetem, por QR Code ,o visitante para espaço virtual com mais informação.

Já a pensar na próxima edição, a Escritaria pretende ainda brevemente lançar um concurso junto da comunidade escolar, de arte de rua, para envolver os mais jovens na preparação do festival literário e potenciar o aparecimento de novos itens para contaminar as ruas da cidade em edições futuras e colocar simultaneamente os jovens em contacto com as obras do autor escolhido.

Artes plásticas
Em 2014, não é apenas o público a ser convocado para a interacção, todos são desafiados para interagir de perto com o público - artistas, escritores e, académicos. Itens como streetartaria, entre outros, colocam os participantes a menos de um metro do público e fazem da interacção a palavra chave.
Ao nível das artes plásticas foi reservado um lugar de destaque convidando para esta edição um conjunto de artistas plásticos jovens, que são desafiados a trabalhar ao vivo nas ruas de Penafiel, interagindo com o público, enquanto criam as suas obras em painéis fixos existentes na cidade, com uma forte componente performativa.
Ainda ao nível das artes plásticas, entre as fachadas dos prédios do centro, vão surgir retratos de Lídia Jorge em grandes dimensões, manipulados pelo artista plástico Rui Martins. São retratos que nos fazem companhia, reforçando com a sua presença física a ideia de que, por estes dias, Penafiel é a cidade da literatura.

Arte de rua
A arte de rua composta por itens que decoram as ruas, que se lêem e que se podem levar para casa, fazem já parte da Escritaria. Este ano voltamos a surpreender.

Escritaria no caminho
Um “tapete de boas vindas” em cada estrada de entrada em Penafiel. Letras pintadas em stencil reproduzirão frases do escritor, por um lado lembrando os passantes que é tempo de Escritaria, por outro partilhando frases marcantes e memorizáveis trazendo a literatura, literalmente, para a rua. A persistência das inscrições no chão por largos meses é um extra que liga cada edição à seguinte.

esQRitaria
Espalhados pela cidade, por entre as indispensáveis Caixas de Literatura, encontraremos prismas com uma ilustração sobre Lídia Jorge e um grande Qr Code. Este é um item que pisca um olho à tecnologia e à contemporaneidade, obrigando o visitante a usar o seu smartphone ou tablet para aceder ao conteúdo mistério.

Guarda-factos
Grande disseminação de cabides, suspensos por toda a cidade, leva aos visitantes o universo da escritora. Mais um item prêt-a-porter, característica tão identitária da Escritaria.

Pé-de-letra (pegadas com excertos de texto)
No livro O Vale da Paixão, Lídia Jorge brinda-nos com um exercício literário carismático que expande as fronteiras da literatura: dá-nos a conhecer pessoas e espaços através da descrição das nuances dos passos.
Pé-de-letra é um item que parte daqui e oferece ao público mais uma variante, ao disseminar pelo chão de alguns locais de Penafiel pegadas com os excertos do texto.

Conversa de Janela
Nesta edição é o espaço urbano que assume a responsabilidade do discurso sobre a literatura de Lídia Jorge. São, literalmente, as janelas que tomam a palavra e, num animado diálogo ensinam ao visitante conceitos, ideias e tomadas de posição relevantes no universo da escritora.

Caixas de literatura
O item identitário da Escritaria. Mais uma vez, centenas de caixas contaminarão o centro com literatura e o tradicional “leve-me consigo”.

Livro dos pássaros
Walter Dias é um personagem de O Vale da Paixão, conhecido por trotamundos e ao longo de toda a vida envia para casa da família desenhos que irão construir o Livro dos Pássaros. Um pedaço de espaço público será, ao longo da Escritaria, povoado por aves imaginárias, suspensas dos edifícios.

Post-its gigantes nos edifícios
Post-its gigantes, serão afixados em edifícios da cidade contendo pequenos textos, pedidos a um conjunto de personalidades relevantes do meio cultural.

Novos Livro de Lídia Jorge e conversas por entre sinais memoráveis também marcam o Escritaria
No sábado dia 4 de Outubro, pelas 21h30 no Museu Municipal de Penafiel, será apresentado pelo Padre Anselmo Borges o novo livro de Lídia Jorge. O Organista é um conto sobre a criação do mundo, uma fábula sobre a relação entre Deus e o Homem e o Universo. Uma espécie de cosmogonia.


A Escritaria promete ainda algumas surpresas, a revelar brevemente, relacionadas com todas edições e autores anteriores, com iniciativas que vão permitir continuadamente celebrar e descobrir o festival literário, Escritaria, em Penafiel, todos os dias do ano a marcar o tempo e os espaços da cidade. Lídia Jorge junta-se assim a outros nomes grandes da língua e da literatura portuguesa, que já marcaram a Escritaria, como Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa - Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes e Mário de Carvalho.

Programa:
DIA 1 DE OUTUBRO - Quarta-feira
• Roteiros “Escrita em Dia” - Percurso “Escritaria, Vida e Obra 2008-2013"

DIA 2 DE OUTUBRO - Quinta-feira
• Teatro de Rua
• Roteiros “Escrita em Dia” - Percurso “Escritaria, Vida e Obra 2008-2013"
17h30 • Inauguração das Esculturas - Prémio Arte Pública (Praça Escritaria)
21h30 • exibição do filme A COSTA DOS MURMÚRIOS, da autoria de Lídia Jorge, Cinemax Penafiel

DIA 3 DE OUTUBRO - Sexta-feira
• Teatro de Rua
• Roteiros “Escrita em Dia” - Percurso “Escritaria, Vida e Obra 2008-2013"
17h30 • Inauguração de Arte Pública (Contaminação)
18h15 • Descerramento da Frase Escritaria 2014 – Biblioteca Municipal de Penafiel
18h30 • Inauguração da Exposição Viagem pela Escritaria, ao Encontro de Lídia Jorge – Biblioteca Municipal de Penafiel
21h30 • Os Sinais Memoráveis - Conversa entre Lídia Jorge e Fernando Alves – Museu Municipal de Penafiel

DIA 4 DE OUTUBRO – Sábado
• Teatro de Rua
15h30 • Conferência Parte 1 – Museu Municipal de Penafiel
17h30 • Entrega do Prémio Jornalístico “Escritaria 2014” – Museu Municipal de Penafiel
21h30 • Lançamento do Livro “O Organista”, de Lídia Jorge, apresentado por Padre Anselmo Borges – Museu Municipal de Penafiel

DIA 5 DE OUTUBRO – Domingo
• Teatro de Rua
15h30 • Conferência Parte 2 – Museu Municipal de Penafiel
17h30 • Lançamento do Livro “Mário de Carvalho - Vida e Obra”, apresentado por Luís Ricardo Duarte
18h30 • Encerramento Escritaria 2014


"Não há livro de instruções para salvar a vida. Só a liberdade se aproxima desse imenso livro", Lídia Jorge.

0 comentários :

Redes Sociais

*Passatempo*

*Passatempo*
Até 7 de Maio!

Editorial Presença*

Editorial Presença*
Passatempo - Resultado em breve!

*Passatempo*

*Passatempo*
Resultado!

2017 Reading Challenge

Elphaba J has read 0 books toward her goal of 50 books.
hide