Pesquisar Histórias:

Subscrever...

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

sábado, 14 de setembro de 2013

Sinopse:
A verdadeira história do magnífico Castelo Highclere, que inspirou e onde tem sido filmada, a série de televisão de êxito mundial Downton Abbey. A quinta condessa de Carnarvon aqui retratada, Lady Almina, deu vida à ficcional Lady Cora Crawley e existem vários pontos de contacto entre personagens da série e pessoas reais que viveram no Castelo. A atual condessa, fascinada com o que foi descobrindo acerca do riquíssimo legado histórico de Highclere, decidiu escrever este livro extraordinário que resultou numa história empolgante que começa em 1895 e retrata tempos de mudança até à Primeira Guerra Mundial.
Uma obra onde o biográfico e o histórico se mesclam num registo a que não faltam acontecimentos, proporcionando entretenimento e uma leitura aliciante.

Embora eu direccione a maioria das minhas leituras para ficção de entretenimento, principalmente as que partilho convosco, procurando encontrar descontracção e lazer entre páginas, é extremamente gratificante ter a oportunidade de me deixar abstrair por um livro histórico, biográfico, narrado com a ligeireza de quem fabula e tal aconteceu, de forma maravilhosa, pela escrita da actual Condessa de Carnarvon, ao contar a história Lady Almina e a Verdadeira Downton Abbey - O legado perdido do Castelo de Highclere.

Introduzindo prodigiosamente o leitor na era eduardiana, este livro relata-nos, em simultâneo, a história de Lady Almina a quinta Condessa de Carnarvon e dos que lhe eram próximos, bem como a vida e predicados do Castelo de Highclere, mais que um edifício, um desafio que após consumado o casamento fez com a que protagonista deste livro, na série televisiva conhecida por Lady Cora, deixasse para trás uma menina rica e anónima ganhando uma nova luz, enquanto mulher e membro prestigiado entre os mais altos dignitários da sociedade inglesa da sua época.

Quase tudo nesta narrativa gira em torno de uma mulher, riquíssima, que em 1895 casou com o Conde de Carnarvon, um nobre que apesar do seu espólio necessitava de um bom casamento para o manter e que teve, felizmente, a sorte de encontrar uma encantadora donzela à sua medida e desejosa de receber o seu sobrenome. Dos meandros do casamento, que em muito estimularam a personagem principal, até à fatídica Primeira Grande Guerra, o seu término e as suas consequências sociais, o trabalho levado acabo pela autora, Lady Fiona, é magnífico e está exemplarmente sustentado e documentado oferecendo, desta feita, uma lição enriquecedora a quem lê que, certamente, esquecerá em muitos momentos a veracidade do que está a ler.

«Lady Almina, a quinta
condessa de Carnarvon, 1899.»
Porque Lady Almina é, indiscutivelmente, a figura central de todo o enredo, é importante citar a sua grandiosidade que passa, em primeiro lugar, por um carisma que cedo a soube destacar como um anfitriã e condutora modelar do meio em que acabou inserida. Da mesma forma é de louvar a forma como esta mulher soube ser quem foi, alguém digno de paradigma e que marcou a vida de centenas que acolheu e recebeu, quer em momentos extasiantes ou em tempo de guerra. Como esposa, foi exemplar e esse mesmo exemplo foi passado para a sociedade que muitas vezes a destacou pela sua benfeitoria para com o que considerava certo, levando acabo todos os seus anseios com uma energia e força de vontade contagiantes que marcaram, fizeram a diferença, quando a guerra ameaçou destroçar a todos sem excepção. Foi alguém que teve, obviamente, defeitos e que nem sempre terá honrado aquela que hoje seria a conduta mais assertiva, mas, ainda assim, foi um ser de uma generosidade sem igual e que merece todos os destaques que são oferecidos ao longo da obra.

No que se refere ao Castelo de Highclere, que muitos conhecem pelo alter-ego Downton Abbey, o retrato oferecido não poderia ser mais realista mostrando o quão credivelmente é reproduzido na série, havendo o cuidado de descrever todos os pormenores, desde os pisos superiores aos inferiores, onde os criados tinham uma vida própria em sintonia com os seus senhores e com o próprio edifício. Da gestão à decoração, passando pela sua distinção e papel social, fica latente a importância e a história contida entre estas paredes que são únicas e que muito me agradaria poder visitar um dia.

Outro do pontos profundamente abordados no livro, passa pela descrição pormenorizada de muito acontecimentos ocorridos durante a Primeira Guerra Mundial, onde a família Carnarvon, os seus amigos e Highclere desempenharam papéis de importância máxima para muitos, encontrando-se activamente envolvidos em inúmeros acontecimentos. Neste ponto em particular, Lady Almina volta a destacar-se pela sua pertinente e relevante contribuição para a medicina, onde se destacou como enfermeira.

Para os mais curiosos, encontrarão ainda nestas páginas informações sobre o estado actual do Castelo, sendo digno de nota o facto de geração após geração de famílias de empregados continuarem a residir e trabalhar para os Carnarvon, assim como continuar a ser garantido que todos os empreendimentos e a propriedade continuam sólidos, preservando o espólio herdado desde sempre e mantendo viva a aura aristocrática e digna, deixada por aquela que foi um exemplo durante toda a sua vida.

«Os empregados do Castelo de Highclere, no tempo de Almina.»

Um livro que, na minha opinião, é essencial para os amantes da série, mas também para quem gosta de história - contendo todos os factos de forma consistente e bem organizada, quer sobre os temas centrais quer sobre questões importantes da época -, onde poderá ainda maravilhar-se com fotografias e imagens verdadeiras associadas aos tempos passados.


Lady Fiona, actual Condessa de Carnarvon, realizou um trabalho prodigioso, cuidado, que sem dúvida deixaria orgulhosa a sua antecedente, algo que acompanhou com palavras belíssimas e que permitem a criação de uma ligação de quem a lê aos que tão sublimemente descreve.

Para mim este foi um livro com nota máxima, que me deu imenso prazer descobrir e com o qual aprendi muito, pelo que recomendo-o, sem qualquer restrição, a todos os leitores que desejem ler algo diferente e simbólico.

Esta é uma aposta Editorial Presença a quem faço questão de agradecer, veemente, a oportunidade de leitura, foram momentos deliciosos, obrigado.


Título: Lady Almina e a Verdadeira Downton Abbey
Autora: Condessa de Carnarvon
Género: Histórico, Biográfico
Editora: Editorial Presença



0 comentários :

Redes Sociais

*Passatempo Halloween*

*Passatempo Halloween*
Passatempo - Resultado!

*Planeta*

*Planeta*
Passatempo - Resultado!

2017 Reading Challenge

Elphaba J has read 0 books toward her goal of 50 books.
hide