Pesquisar Histórias:

Subscrever...

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Sinopse:
Para salvar a vida da mãe, Clary tem de ir à Cidade de Vidro, o lar ancestral dos Caçadores de Sombras - não a incomoda que a entrada nesta cidade sem autorização seja contra a Lei e que violá-la possa significar a morte. Piorando mais a situação, ela vem a saber que Jace não a quer lá e que Simon foi encarcerado na prisão pelos Caçadores de Sombras que suspeitam de um vampiro que tolera a luz do Sol. Ao tentar descobrir mais pormenores sobre o passado da sua família, Clary encontra um aliado no misterioso Sebastian. Com Valentine a reunir toda a força do seu poder para destruir de uma vez por todas os Caçadores de Sombras, a única possibilidade de estes o derrotarem é combater ao lado dos seus eternos inimigos. Mas podem os Habitantes do Mundo-à-Parte e os Caçadores de Sombras pôr de lado o seu ódio mútuo e aliarem-se? Embora Jace compreenda que está pronto a arriscar tudo por Clary, poderá ela utilizar os seus poderes recentes para ajudar a socorrer a Cidade de Vidro - custe o que custar? O amor é um pecado mortal e os segredos do passado provam ser letais quando Clary e Jace enfrentam Valentine no último volume da trilogia.


Uma vida para salvar, uma porta que se abre para uma casa desconhecida e um poder incomum, ainda por dominar, são as únicas armas que Clary possui para atingir o seu objectivo e, mesmo sem o apoio de quem ama, nada voltará a ser como antes.

A Cidade de Vidro é, para os fãs da trilogia Caçadores de Sombras, a derradeira cereja em cima de um bolo detalhado e prazeroso. Com protagonistas mais maduros e o adensar da trama para um culminar intrigante, esta será uma agradável surpresa para os que, tal como eu, aguardavam o desfecho com ansiedade. 
Cassandra Clare tem um estilo de escrita apelativa, dividindo o seu enredo nas cenas e momentos certos o que permite uma leitura muito rápida e sequiosa. O seu mundo repleto de sombras tornou-se para uma leitura fantástica obrigatória que, neste livro, fecha um ciclo e abre uma janela para um futuro que não deixarei de acompanhar.

Se é verdade que, quando comecei a ler esta série, sentia falta de empatia com as personagens principais agora, o passar do tempo, foi algo que se alterou completamente. A autora proporciona um crescimento contínuo aos seus intervenientes, algo que acompanhamos com proximidade onde, simultaneamente,  vamos apreciando o seu fantástico mundo ganhar forma e contornos  peculiares.

Clary, a nossa personagem principal, é agora uma menina matura e independente que, embora continue a ter pensamentos próprios dos seus 16 anos, se revela neste livro tomando decisões de grande peso que ajudaram não só a descortinar o passado, como a mudar um futuro que parece completamente agourado.
Jace é um heróium demónio e por vezes uma incógnita, mas neste livro começa finalmente a mudar expondo-nos um lado mais emocional que racional. Embora, para um olhar mais atento, as suas revelações não tenham sido uma completa surpresa soube realmente bem descobrir os segredos que até ao próprio eram desconhecidos.
Valentine é outra das personagens que merece especial destaque pelas revelações que traz consigo e os seus ideais, um verdadeiro revolucionário que tem um final muito digno. 
No que respeita aos restantes intervenientes, muitas das personagens secundárias até agora exploradas tem direito a momentos de destaque e para todas elas existe afeição por parte do leitor e esta foi uma das questões que marcou pela diferença em relação aos livros anteriores.

Os cenários, deste terceiro livro A Cidade de Vidro, foram o que mais me desiludiu, mas para este ponto da narrativa as minhas expectativas eram muito elevadas. De qualquer forma é latente, e tenho de evidenciar, o trabalho e empenho na criação deste submundo maravilhoso que, fora a Cidade dos Caçadores, é extremamente bem conseguido, superando largamente diversas histórias de fantasia urbana que acompanho.

Repleta de pormenores e particularidades, tal como em livros anteriores, esta trilogia termina com um novo folgo, dando ênfase a todo o passado que tínhamos explorado e oferecendo minuciosos detalhes à muito aguardados que preenchem lacunas antigas com contornos subtis. Finalmente será tomada a verdadeira consciência que originou esta raça ao mesmo tempo que nos é oferecida interacção com as restantes espécies. Sem dúvida um final muito bem conseguido em que os valores e convicções serão postos à prova assim como todas as suas contradições.

Cassandra Clare marca de forma definitiva a sua posição como autora neste explorado universos fantástico não só pela sua escrita voraz e repleta de acção como pela sua tremenda imaginação que, de forma homogénea, nos vai oferecendo mais e melhor com a exploração dos seus magnificamente recriados Nefilins.

Pessoalmente, estou desejosa de pegar no próximo livro que será publicado já no próximo mês de MarçoA Cidade dos Anjos Caídos, pela editora Planeta Manuscrito e estou muito feliz por saber que ainda este ano a autora editará City of Lost SoulsUm fabuloso enredo paranormal que recomendo aos amantes desde género literário.
  


Opiniões anteriores:

Título: A Cidade de Vidro
Autora: Cassandra Clare
Género: Fantasia Urbana
Editora: Planeta Manuscrito

0 comentários :

Redes Sociais

*Planeta*

*Planeta*
Passatempo - Resultado em breve!

*Planeta*

*Planeta*
Passatempo - Resultado em breve!

*Editorial Presença*

*Editorial Presença*
Passatempo - Resultado!

*Editorial Presença*

*Editorial Presença*
Passatempo - Resultado!

2017 Reading Challenge

Elphaba J has read 0 books toward her goal of 50 books.
hide